Biografia de Roberto Saviano

Autor do best-seller "Gomorra", que lhe rendeu juras de morte pela máfia italiana.

Roberto SavianoRoberto Saviano (nascido em Nápoles, em 22 de setembro de 1979) é um jornalista e escritor italiano. Licenciou-se em filosofia pela Universidade de Nápoles. Colabora com vários jornais e revistas internacionais, na Itália colabora com o "The Express" e "La Repubblica", nos Estados Unidos com o "Washington Post" e "Time", na Espanha com o El Pais e na Alemanha com "Die Zeit" e "Der Spiegel" .
Ele usa da literatura e da reportagem para analisar a realidade e o seu primeiro livro, "Gomorra (Mondadori), publicado em 2006, logo se tornou um best-seller e vendeu quase dois milhões de cópias na Itália e foi traduzido em 51 países. Gomorra é um best-seller também na Alemanha, no Reino Unido, Holanda, Bélgica, Espanha, França, Suíça e Finlândia.

Como conseqüência do enorme sucesso do livro e do seu ataque intransigente sobre o crime organizado, Roberto Saviano recebeu várias ameaças de morte, que obrigou as autoridades italianas a fornecer-lhe proteção policial 24 horas por dia. Desde 13 de outubro de 2006 ele vive na clandestinidade e tem de mudar continuamente os seus movimentos por razões de segurança.

O livro inspirou uma peça de teatro com o mesmo nome que ganhou o prémio das Olimpíadas de Teatro 2008 para Melhor Novo Escritor Italiano, e um filme, Gomorra, que ganhou o Prémio do Júri no Festival de Cannes.

Origem: robertosaviano


Nenhum comentário: