Biografia de Paco Ignácio Taibo II

Um dos escritores mais prolíficos do México, já vendeu mais de meio milhão de cópias em todo o mundo com seu livro "Ernesto Guevara, también conocido como el Che".

paco ignacioPaco Ignacio Taibo II (nascido em 11 de janeiro de 1949 em Gijón, Asturias), nome de nascimento, Francisco Ignacio Taibo Mahojo, é um escritor e novelista espanhol.

Taibo vive na Cidade do México desde 1958, quando sua família fugiu da Espanha para escapar da ditadura fascista do general Francisco Franco. Taibo II (ou PIP, como ele gosta de ser chamado) é um intelectual de esquerda espanhol, historiador, professor, jornalista, ativista social, sindicalista e um escritor mundialmente famoso. Amplamente conhecido por seus romances policiais, ele é considerado o fundador do gênero neopolicial na América Latina e é o presidente da Associação Internacional de Escritores Policiais [1], [2]. Um dos escritores mais prolíficos no México de hoje, mais de 500 edições de seus 51 livros foram publicadas em 29 países e em mais de uma dúzia de idiomas, e incluem romances, narrativas, ensaios históricos, crônicas e poesias.

Alguns dos seus romances foram mencionados entre os "Livros do Ano" pelo jornal The New York Times, Le Monde, e o Los Angeles Times. Ele recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Grijalbo, o Planeta / Joaquin Mortiz, em 1992, a Dashiell Hammett, três vezes por seus romances policiais, e o 813 para o melhor romance policial publicado na França. Sua biografia de Ernesto "Che" Guevara (Ernesto Guevara, también conocido como el Che ", 1996) já vendeu mais de meio milhão de cópias em todo o mundo e ganhou o 1998 Bancarella Livro do Ano na Itália [2].

Leitores PIT's se tornou um cult. Uma vez, quando ele deu uma palestra sobre o herói da independência mexicana Miguel Hidalgo na Cidade do México, a sua apresentação se transformou em um rally. Seus leitores o consideram como amigo e quando sua apresentação acaba as pessoas se aproximam dele para lhe dar presentes, tais como cigarros, maçãs e refrigerantes [3].

Um escritor social e politicamente consciente, seus escritos respondem e falam das pressões sociais sentidas na juventude e permitir-lhe dizer o que está por trás de cada história de crime: corrupção e repressão do sistema político no México. Um militante e sobrevivente do movimento estudantil de 1968 no México, seu livro "68" (2004) inspirado por estes acontecimentos e experiências pessoais, conta a história do movimento, incluindo o massacre de Tlatelolco de estudantes em protesto na Cidade do México pelas tropas do governo. Como resultado dos eventos que tiveram lugar em La Plaza de las Tres Culturas, milhares de pessoas foram presas, centenas foram mortos e centenas estão desaparecidas até hoje. Desde a época ninguém foi responsabilizado por esses crimes [4].

Algumas de suas obras mais populares incluem a série de um detetive mexicano independente chamado Héctor Belascoarán Shayne introduzidas pelo tempo na novela Días de combate. Ele escreveu mais oito romances com este caráter. Outros romances incluem: Muertos incómodos (The Dead Inconveniente) (com o Subcomandante Insurgente Marcos), Cuatro manos (Four Hands), Sombra de la sombra (Shadow of the Shadow), e fantasmas Amorosos.

PIT organiza a "Semana Negra" (The Week Noir), um festival de ficção policial realizada todos os anos em Gijón, Espanha.

Ele é filho de Paco Ignacio Taibo I (†, 6/19/1924-11/13/2008) e irmão do produtor de cinema e poeta Carlos Taibo Benito Taibo.

Referências

1. http://www.exodusltd.com/Paco_Ignacio_Taibo_sombra_de_la_sombra_p/9505812833.htm
2. ^ Editor's introduction. Paco Ignacio Taibo II. 2003. Suenos de Frontera/Desvanecidos Difuntos/Adios Madrid. Editorial Planeta. Mexico.
3. ^ http://www.jornada.unam.mx/2007/04/10/index.php?section=opinion&article=018a1pol
4. Taibo, P.I. 2004. 68. Editorial Planeta, Mexico.

Origem: Wapedia

Nenhum comentário: