Investimentos Inteligentes – Gustavo Cerbasi

Em Investimentos Inteligentes você vai comprovar que alcançar o nosso primeiro milhão de reais não tem nada de impossível e que, com a postura certa, podemos multiplicá-lo e transformá-lo em muitos milhões.

Todos já sonhamos em conquistar nosso primeiro milhão de reais. Trata-se de uma cifra mágica que representa a tão desejada independência financeira. Para muitos, porém, é também uma espécie de desafio intransponível.

Em Investimentos Inteligentes, o consultor financeiro Gustavo Cerbasi prova que alcançar o número mágico não tem nada de impossível e que, com a postura certa, podemos multiplicá-lo e transformá-lo em muitos milhões. Com as carreiras cada vez mais curtas e a vida cada vez mais longa, buscar a independência financeira é uma questão de sobrevivência. E qualquer pessoa pode alcançá-la ou mesmo chegar ao seu primeiro milhão se souber investir de forma inteligente — ou seja, escolhendo investimentos com os quais se sinta à vontade.

Investimentos Inteligentes, portanto, não ensina quais os segredos do melhor investimento do mundo, mas nos ajuda a descobrir qual a forma de investir mais indicada para cada um de nós. Cerbasi não dá o peixe, ele nos ensina a pescar.

O livro

Para os brasileiros que começam a se aventurar no mercado financeiro, uma dica: “Investimentos inteligentes”, novo livro do consultor Gustavo Cerbasi (Thomas Nelson Brasil). Ações, renda fixa, poupança, imóveis, previdência privada e fundos estão entre as alternativas de investimentos dissecadas pelo consultor para ajudar o leitor a escolher entre tantas fontes de informação e opções de investimento. Com planejamento e disciplina, será possível chegar ao primeiro milhão – e, quem sabe, multiplicá-lo.

Investimentos inteligentes vem sendo pensado e preparado nos últimos cinco anos. “Ele não nasceu simplesmente de minhas idéias, mas teve a vital colaboração do imenso número de e-mails trocados com meus leitores, ouvintes e usuários do site www.maisdinheiro.com.br” , onde diariamente há novas dúvidas sobre como investir, onde investir, quais cuidados tomar e os temores de se iniciar em um investimento desconhecido”, conta Gustavo Cerbasi.

O consultor garante que não é necessário ser pão-duro para acumular patrimônio e que enriquecer é uma questão de escolha. Para ele, o que está faltando à maioria das pessoas é a percepção de que o planejamento financeiro de longo prazo é muito recompensador, que os bons investimentos estão disponíveis até aos poupadores iniciantes e que todos nós temos em nossas mãos a capacidade de melhorar sensivelmente a história de nossas famílias.

Mas para chegar lá é preciso saber que poupar de maneira ineficiente é o mesmo que fazer tempestade em copo d’água, como defende o autor. Se o dinheiro não se multiplicar, ao final de muitos anos o poupador terá acumulado apenas o que deixou de consumir.

Investimentos inteligentes

Destinado a todo brasileiro que sabe, hoje, que é possível ganhar dinheiro investindo em imóveis, em ações, em leilões ou através de fundos, mas não sabe por onde começar e qual estratégia adotar, “Investimentos inteligentes” é divido em duas partes.

Nos primeiros capítulos, Cerbasi dá o panorama do mercado financeiro e aponta os obstáculos ao investidor iniciante, atitudes a serem evitadas, as qualidades do bom investidor e desmonta mitos tais como “Risco deve ser evitado ou minimizado” ou “Sou um investidor bem-informado”.

Já na segunda etapa, o autor parte para orientações práticas sobre estratégias de investimentos e garante que não faltam boas opções. Detalhadamente e mostrando os prós e contras, ele trata de temas como renda fixa, ações, fundos, previdência privada, imóveis, compra e venda e encerra com orientações estratégicas de investimentos para uma vida equilibrada.

“A forma como as pessoas investem suas reservas é uma escolha de vida. Elas podem gastar como quiserem, mas defendo que cuidem do futuro”, comenta Cerbasi. E para isso, quanto mais cedo se começa, melhor. “Se o jovem passa a pagar R$ 50,00 para um plano de previdência privada assim que recebe o primeiro salário, ele poderá ter uma aposentadoria de R$ 5 mil”, calcula. Entretanto, nunca é tarde para começar.

Ele defende ainda que economizar por economizar ou investir a qualquer custo não leva à felicidade. “Sou contra tirar o prazer para se ter dinheiro. Se a pessoa tem um objetivo claro - uma viagem, uma faculdade, um curso no exterior, um carro novo, uma velhice tranqüila -, a economia não vira castigo”, diz. Como exemplo ele cita a situação de uma família que pretende cortar todos os gastos supérfluos para ir à Disney no ano seguinte. “As crianças vão até se entusiasmar com esse plano de corte de despesas”.

Origem: investimentosinteligentes


Veja também: Comentários detalhados do livro de Gustavo Cerbasi

Trecho do livro de Gustavo Cerbasi - Investimentos Inteligentes

Vídeos: Investimentos Inteligentes

Gustavo Cerbasi dá dicas de como investir com inteligência

Nenhum comentário: