Casais Inteligentes Enriquecem Juntos – Gustavo Cerbasi

Mostra diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente, ao longo da vida, na administração das finanças da família e como evitar conflitos provenientes de problemas financeiros.

casaisinteligentesenriquecemjuntosGrande parte dos problemas de relacionamento dos casais começa no dinheiro – no excesso ou na falta dele. Quando a renda do casal não dá conta dos gastos do mês, o dia-a-dia tende a uma desagradável monotonia e qualquer proposta mais romântica que envolva algum gasto é cortada pela raiz. As dificuldades decorrentes desta escassez geram conflitos entre o casal, que nem sempre percebe que o problema é financeiro. A frase “o dinheiro não está sobrando” pode ser traduzida pelo outro como “falta de romantismo”, “relacionamento caindo na rotina”, “ele é um pão-duro”, “ela não tem controle”, ou “essa não é a vida que eu esperava”. A falta de dinheiro enterra sonhos.

O grande charme do dinheiro está no fato de ele raramente se mostrar claramente como o vilão da história. Se falta dinheiro para um jantar romântico, o problema percebido é a falta de romantismo; se falta dinheiro para renovar o guarda-roupa, o problema percebido é o desleixo; se falta dinheiro para levar as crianças ao parque, o problema percebido é a falta de carinho. Todos culpados disfarçados de um erro comum: falta de habilidade em lidar com o dinheiro ou de torná-lo suficiente.

Por outro lado, quando a renda do casal é maior, raramente os dois chegam a um acordo sobre os hábitos de consumo de um e de outro e sobre a melhor maneira de administrar as finanças, o que também origina conflitos. Um reclama dos hábitos perdulários do outro, que, por sua vez, acha que muitas conquistas do casal estão sendo adiadas em razão dos desperdícios do parceiro. E os motivos para conflitos e discussões explosivas vão se acumulando.

Uma vida a dois planejada e com objetivos é mais feliz. Tenho constatado isso nos depoimentos que recebo de leitores que conseguiram administrar bem suas finanças ao longo dos anos e hoje desfrutam de uma vida sem privações. Também tenho ouvido, consternado, pessoas com certa idade confessarem que, se tivessem aprendido no passado algumas simples lições sobre a administração de seu patrimônio, hoje teriam uma vida mais folgada financeiramente.

Dependendo do perfil financeiro de cada um de vocês dois, o relacionamento pode ter tudo para dar certo – inclusive financeiramente – ou tudo para ser uma verdadeira bomba-relógio. É preciso aprender a lidar com o perfil de seu parceiro e criar condições para que os sonhos sejam conquistados e comemorados a dois, sempre.

Compreendam melhor questões como:

• Os benefícios de um planejamento financeiro de longo prazo

• Dicas para presentear seu amor gastando menos

• Crises financeiras do relacionamento

• Vida a dois: até que ponto juntar tudo

• As finanças dos casais com filhos

• Planos de previdência e seguros

• Como lidar com a mesada

• Como resistir à tentação de gastar

• Como lidar com a herança.

Origem: maisdinheiro

Veja também: Trecho do Livro

Nenhum comentário:

Sites interessantes