Gomorra – Roberto Saviano

Tornou-se um surpreendente bestseller italiano, superando um milhão de exemplares vendidos.

gomorra-savianoO livro aborda os negócios e os crime da Camorra, tomando como linha condutora o ciclo de “vida” das mercadorias “frescas” que chegam ao porto de Nápoles.

Nápoles é a cidade mais violenta da União Europeia. Seu crime organizado, a Camorra, desde 1980 já matou mais de 3.600 pessoas, mais do que a soma do IRA, ETA, Brigadas Vermelhas, e muito mais do que a Cosa Nostra siciliana. Mas o sangue vermelho é apenas um aspecto da calamidade. O outro lado do problema é negro: uma cidade que vive da economia paralela está condenada a viver do outro lado da lei. Os líderes de clãs, os especuladores e os mafiosos gradualmente substituem os políticos, os bancos e a polícia.

Esta história incrível e fascinante, meticulosamente documentada, é uma viagem a este mundo, o império criminoso da Camorra, uma viagem que começa e termina no âmbito do ciclo de vida dos bens de consumo (vídeo-games, relógios, roupas de marca) que chegam ao porto de Nápoles, ponto de entrada na Europa do comércio chinês, que escapa à maioria dos procedimentos aduaneiros, tornando-se parte de uma vasta rede de oficinas clandestinas que alcançam dimensões globais e sustentam a atividade empresarial da máfia.
Esta é hoje em dia a Camorra, ou o "sistema",conhecida por um lado como uma organização empresarial com ramificações em todo o mundo, e por outro como uma zona escura, sempre em expansão, onde é difícel distinguir quando a riqueza é o resultado de simples operações financeiras ou quando é fruto de atividades sanguinárias.
Roberto Saviano há logrado com Gomorra um sucesso imediato entre os leitores e chamado a atenção urgente para a situação de sua cidade natal, onde o desemprego gira em torno de 20% (em alguns municípios chega a 50%) e a criminalidade é a aspiração da maioria dos jovens, que aspiram entrar no "Sistema", uma densa rede de atividades criminosas que enfeita os sonhos de cerca de 9.000 crianças que abandonam o sistema escolar a cada ano.

Origem: robertosaviano

Nenhum comentário: