Esaú e Jacó - e-book - Machado de Assis

Penúltimo romance de Machado de Assis, considerado uma síntese da obra machadiana.

esau e jacoEsaú e Jacó é o penúltimo livro de Machado de Assis, lançado 4 anos antes da sua morte e, segundo a maioria dos críticos, em pleno apogeu literário, depois de escrever, em 1899, Dom Casmurro, o mais célebre de seus livros.

A ação se passa no Rio de Janeiro, durante o último quartel do século XIX. Ou seja, no período turbulento que marca a passagem do Império para a República. Na história, Pedro e Paulo são dois gêmeos que se tornam rivais desde o útero. Eles já brigavam na barriga da mãe, como os personagens bíblicos Esaú e Jacó, filhos gêmeos de Isaac e Rebeca, aos quais o título do livro faz alusão.
A inimizade dos irmãos não tem causa definida. O que não impede que eles discordem em tudo: Pedro é impulsivo, Paulo, dissimulado; Pedro é monarquista, enquanto Paulo é republicano. Para piorar a situação, os dois se apaixonam pela mesma mulher, Flora, que não consegue se decidir por um ou pelo outro.

Machado por esse jogo de opostos pode comentar um tempo de grande agitação política. Não sendo estranho ao livro temas como abolição da escravatura, encilhamento e Estado de sítio, porém o tema melhor abordado e reconhecido é a Proclamação da República, a qual se faz uma tremenda crítica.

Adquira aqui os audiobooks de literatura - Loja Canoro

Faça o download do e-book

Nenhum comentário: