Mortimer Adler - Biografia

Uma biografia brilhante


Mortimer Jerome Adler (Nova Iorque, 28 de dezembro de 1902 — 28 de junho de 2001) foi um filósofo aristotélico e escritor estadunidense.

Biografia

Nasceu em Nova Iorque, em uma família judia. Seu pai era vendedor de jóias. Abandonou a escola aos 14 anos e foi trabalhar como secretário e contínuo no jornal New York Sun, almejando tornar-se jornalista. Um ano depois, freqüentou aulas noturnas na Columbia University para melhorar sua escrita. Foi lá que ele tomou contato e começou a se interessar, depois de ler a autobiografia do filósofo ingles John Stuart Mill, e os grandes filósofos e pensadores da civilização ocidental. Adler direcionou sua leitura depois de aprender que Mill tinha lido Platão com apenas cinco anos de idade, enquanto ele mesmo não tinha lido nada sobre o filósofo grego até então. Um vizinho emprestou-lhe um livro de Platão e Adler foi seduzido pela filosofia definitivamente. Decidiu então estudar filosofia em Columbia, onde recebeu uma bolsa de estudos. Porque não ter aprendido a nadar e não ter disposição para participar de outras atividades atléticas, Adler não cumpriu os requisitos mínimos para completar a graduação. Isso não impediu que ele terminasse as disciplinas necessárias do curso, e Columbia concedeu o B.A. (Bachelor in Arts, Bacharel em Artes) a Adler em 1984 em reconhecimento ao seu trabalho.

Adler também promoveu a idéia de que a filosofia deveria ser integrada com a ciência, a literatura e a religião. Em 2000, Adler converteu-se ao Catolicismo Romano e foi batizado.

O filósofo é o criador do conceito de Grande Conversação.



A tradução biográfica mais completa pode ser vista aqui!

Mortimer J. Adler foi presidente e co-fundador com Max Weismann, do Centro para o Estudo das grandes idéias e editor-chefe de seu jornal "A filosofia é um problema de todos", fundador e director do Institute for Philosophical Research, Presidente do Conselho de Editores da Encyclopaedia Britannica, Inc., editor-chefe do "Grandes Livros do Mundo Ocidental" e "O Syntopicon: um índice para as Grandes Idéias", editor de "The Great Ideas Today" (todos publicados pela Encyclopaedia Britannica), co-fundador e administrador honorário do Instituto Aspen, Instrutor passado na Universidade de Columbia, professor emérito da Universidade de Chicago (1930-52).

Nenhum comentário:

Sites interessantes